O sistema off-grid é mais caro que o sistema on-grid e funciona de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de conexão com a rede de distribuição da concessionária.Para isso, ele precisa contar com baterias que são as responsáveis por armazenar a energia excedente que foi produzida. Apesar dessa diferença, o funcionamento dos sistemas é bem semelhante. A energia solar é captada pelos painéis solares, na sequência o sistema fará a transformação da corrente contínua para alternada e por fim a distribuição.

A diferença está na forma de armazenamento do excedente. Enquanto o sistema on-grid envia a energia excedente para a rede da concessionária, através do medidor bidirecional, o sistema off-grid armazena tal excesso em baterias, as quais fazem parte do sistema fotovoltaico.

Vantagens

As principais vantagens do sistema off-grid são:

• Caso houver algum apagão e se suas baterias estiverem carregadas, sua casa ainda possuirá energia;
• Não tendo vínculos com a rede de distribuição, consequentemente você não receberá cobranças da concessionária;
• Você pode ter energia em locais de difícil acesso, onde a concessionária não tem acesso.

Desvantagens

Algumas desvantagens sobre os sistemas devem ser levadas em consideração na hora da sua escolha. O sistema on-grid, por exemplo, em caso de apagão na sua rua, você continuará sem energia, uma vez que seu sistema é automaticamente desativado por questões de segurança. A principal desvantagem do sistema off-grid é que ele é um sistema mais caro, por conta das baterias. Além disso, a vida útil delas é bem menor, em torno de 5 anos ou menos, obrigando o usuário a trocá-las recorrentemente.